domingo, 21 de setembro de 2008
sábado, 20 de setembro de 2008
Ouro Preto - A Saga
segunda-feira, 8 de setembro de 2008
Casa Gramado
quinta-feira, 21 de agosto de 2008
segunda-feira, 11 de agosto de 2008
Hoje aconteceu a 1ª aula desta matéria, temos 3 professores...
Fizemos um desenho de uma casa, sem saber qual seria a atividade... Fazer uma apresentação dela... Scannear, trabalhar em algum editor de imagem, imprimir, trabalhar algo mais e entregar na proxima aula.
Após scannear e "photoshopar" cheguei ao resultado abaixo:
Ainda farei algo no impresso, que desejo tirar uma foto e postar aqui depois....
Nao deu tempo de tirar a foto e o professor confiscou os trabalhos para uma exposição dos mesmos no futuro... Então fico devendo o resultado final.
domingo, 20 de julho de 2008
sexta-feira, 27 de junho de 2008
RESULTADO
O resultado da nossa intervenção agradou a todos do grupo, em minha opinião, se tívessemos mais tempo teríamos elaborado alguns outros circuitos para que o quadro ficasse completamente cheio.
Não esperávamos:
- o pouco efeito do plástico bolha, que devido ao grande numero de pessoas para alguns passou despercebido e
- a microfonia, que ganhou um grande valor, e passou a fazer parte da intervenção.
Seguem algumas fotos:
Após críticas, descobrimos que usar o isopor seria extremamente contraditório com o lugar que tinhamos escolhido. Novamente a etapa de idéias, decimos utilizar materiais que jah existiam dentro daquela sala.
A idéia de continuidade permaneceu, só que agora seria representada pelos fios e tubos que colocariamos em excesso na sala. Para instigar curisidade, colocariamos plático bolha em todo o chao e um microfone que captaria tal som e o amplificaria.
A representação de água também deveria existir, decidimos, então, aplicar luz azul em todo o ambiente.
Outra decisão tomada, foi fazer com que todos os comandos interativos se localizassem no quadro de comandos que já existia (foto).
Faz algum tempo que os professores incubiram a idéia da intervenção na escola de arquitetura....
O trabalho em grupo foi sugerido logo após a interferência, formei o grupo com Andre Figueiredo, Bárbara Cadilhe, Cecília, Izabela e Priscilla.
O 1º passo da interferência foi dado, começamos a andar desesperadamente pela arquitetura, entrando nos cantos, nos becos, em lugares inusitados e inesperados. Queriamos um lugar, fechado, com energia, e o principal INUTILIZADO. Esse último sendo pré-requisito do trabalho e os demais pois acreditamos que facilitaria um pouco no decorrer da montagem e da execução da intervenção que deveria permanecer funcionando durante 3 dias.
domingo, 18 de maio de 2008
Percebi que envolve não apenas a demontração de uma sensação, mas também, uma proposta de ir além, de criar algo que não tenha a "cara" do programa. Entendi também o proposito desse pedido que relaciona-se com a nossa intervenção.
Após pensar bastante o que faria com a versao anterior do trabalho decidi iniciar do zero. Ainda levando em conta os mesmos sentimentos, tentei não criar os volumes com os quais uma criança poderia brincar.
Ainda utilizando de cores infantis, busquei fazer algo que poderia tomar bastante tempo de uma criança até que ela abandonasse o brinquedo, o ambiente.
Segue abaixo uma imagem da nova versao:
quinta-feira, 15 de maio de 2008
Aí está uma imagem do trabalho :
sexta-feira, 9 de maio de 2008
Foi um passo que demos juntos...
As faculdades Federais de Belo Horizonte e Uberlândia estiveram durante essa semana (05-09/05) trabalhando juntos numa "interferência" dentro da E.A. UFMG.
Tudo começou quase que repentinamente na segunda-feira quando os professores pediram para nós montarmos a exposição dos objetos interativos. A idéia era criar uma forma de apresentação do que já havia sido tratado em nossas aulas. Essa parte acho que obtivemos sucesso!!
Na terça-feira após uma exposição bem longa do Cabral no auditório sobre o nosso curso, o lagear e a proposta da semana, conseguimos montar os grupos. Meu grupo constituiu-se de seis pessoas: Eu, Bárbara, Priscila e Fernando de BH e Natália e Milla de Uberlândia(Ub's). As duas Ub's são alunas de arquitetura; Milla é do quarto ano e Natalia do segundo. As duas tiveram muito a acrescentar no nosso trabalho. O grupo, junto, trabalhou em cima da idéia; montamos o circuito e "brigamos" até chegarmos em comum acordo com o que realmente daríamos o "play".
Enfim, ao decorrer da semana, tivemos algumas palestras...
Hoje, sexta-feira, apresentou-se no auditório o Museu Clube da Esquina. Às 18hs tínhamos de apresentar a interferência. Deu tudo certo!!! Postarei depois fotos e se possível vídeo do antes e depois de como tratamos o bebedouro do 3º andar!!!
Circuito Utilizado:
FOTOS: http://priscillaisgonnabearchitect.blogspot.com/2008/05/interferncia.html
terça-feira, 29 de abril de 2008
Tem artigos sobre projetos de diversos arquitetos...
Gostei de ler eu procurei entender um pouco. Alguns dos que vi até critiquei, rs...
Enfim acho que vale muito ver!!!
segunda-feira, 28 de abril de 2008
Ver Blog Sofia
No mais, a visita foi para conhecer, entender e compreender o que Oscar procurou acentuar na obra.
Projetada para funcionar como o Cassino da cidade de Belo Horizonte a edificação possui várias "artemanhas" para o convívio e as interrelações que deveriam ocorrer ali. Os espelhos sobre toda a parede ampliam mais ainda o salão principal e permitem uma visualização ampla de todos os patamares do local. Esses patamares também facilitam a visualização do salão e servem como uma arquibancada para ver e ser visto.
O salão de dança, no atual auditório, possui uma acústica que facilitaria a comunicação do casal durante a dança, o que também promove uma melhor relação. Outros fatores para isso são: os diversos caminhos diferentes para se chegar no mesmo local e o fechamento do ambiente por vidro.
domingo, 27 de abril de 2008
Aí está a primeira tentativa do meu objeto!!!
Agora é ver se vai dar certo... As fotos funcionaram, reparem a foto da direita eu apareci tirando a foto sem flash, estou refletida no vidro... Na foto inferior apareceu a imagem do fundo, além do dimmer pessimamente colocado do lado e a lâmpada na parte de cima separada por anteparo, o vidro nem apareceu...
Vou trabalhar neste objeto durante a semana e voltarei a postar fotos dele...
quinta-feira, 17 de abril de 2008
Os professores passaram na quinta feira , 10/04/08 , a proposta do trabalho final de panorama.
Foram propostos cinco praças de belo horizonte, Praca da Liberdade, Praça Sete de Setembro, Praça General Benjamim Guimarães (ABC), Praça do Papa e a Praça da Savassi, divididas entre os alunos. A proposta foi trabalhar quatro itens: marcos referenciais, uso, fluxo e ruído.
Na segunda-feira , aconteceu uma pré-entrega dos trabalhos. Eu fiquei com a Praça ABC.
E hoje, quinta a entrega final:
segunda-feira, 7 de abril de 2008
domingo, 6 de abril de 2008
Fazendo a pergunta a minha casa: "O que mais me encomoda em voçê?", descobri que todas as noites custo a dormir devido a claridade que entra pela janela. Com certeza existem coisas muito simples para solucionar este incomodo.
Pensando mais sobre o que eu poderia melhorar para que as janelas não fossem incômodo para nenhuma atividade dos diversos ambientes de uma residência, de um escritório, etc, idealizei as janelas modeláveis. Janelas capazes de assumir a forma e o tamanho que o morador, residente quiser a partir de mecanismos mecânicos, elétricos ou hidráulicos comandados por painel eletrônico.
Os professores pediram então um objeto para apresentar a idéia, este não podia ser uma forma de representação da idéia, tinha de fugir ao máximo da maquete e realmente se a proximar de um objeto. Uma tarefa que não foi bem sucedida pelos alunos.
Abaixo segue o meu "objeto":
Ainda não consegui tirar fotos do objeto final!!! vou ver se faço isto essa semana!!!
quinta-feira, 3 de abril de 2008
domingo, 30 de março de 2008
A 1ª tentativa foi postada na mesnsagem anterior, no entanto, apesar de ter gostado da imagem e da proposta que fiz acho que fugi do tema abordado.
E assim, resolvi iniciar do zero este trabalho. Infelizmente não gostei de nenhum dos resultados que obtive.
A primeira, devido ao fato da formatação ser pequena a imagem perdeu qualidade e precisão.
A segunda, nao consegui estabelecer uma boa relação das pessoas sentadas com as em movimento.
Dentre as tentativas que fiz, a que mais gostei foi desta caçamba no meio da rua: